Liderança e Comunidades de Aprendizagem

Se tem comunidade, há lideranças

"Muitos querem fazer parte de um movimento e estão dispostos a isso, mas poucos querem liderar."

Seth Godin

Demorei, mas cheguei com ele, Seth Godin, que sempre cito em minhas falas sobre comunidades de aprendizagem e prática.

Fato sobre comunidades, há uma recorrência do tema sobre as formas como aprendemos e a importância das comunidades no processo.

FALÁCIA. Achar que ao montarmos programas e comunidades elas simplesmente acontecem, serão autogeridas.
Mesmo em comunidades de aprendizagem super horizontais, as pessoas precisam de direcionamento, de uma puxada, uma condução. Sempre tem alguém ou alguéns puxando as experiências, propondo coisas. As pessoas estão naturalmente propensas a se poupar. E neurocientificamente e historicamente, queremos sempre poupar energia.

↳ Se deixados sozinhos, os profissionais, em sua grande maioria, se retraem ao seu fazer cotidiano. Se puxados com um direcionamento, um interesse, uma causa, aí sim a mágica começa a acontecer.
E aí? Você vê isso acontecendo no dia a dia ou estou equivocada de alguma forma?

Alguns leitores do #1PXO têm entrado em contato comigo, comentando sobre o capítulo “À espera de uma liderança” em que abordo esses pontos de aprendizagem distribuída e os líderes-puxadores/as líderes-puxadoras. E lá tem uma página pra você visualizar as características de uma liderança servidora à comunidade (p. 38 e 39) e também proponho que você faça uma auditoria de sua liderança com o checklist disponível no 1PXO.

E aí? Como você se saiu no checklist? Onde tem suas forças e potencial para melhoria como liderança? É a partir desse momento introspectivo que começamos a evoluir tanto em nosso papel de líderes, como na forma que podemos promover ambientes que aprendem e crescem juntos.

ps1: começando aqui essa Newsletter específica do 1PXO. Se você está aqui tem interesse no assunto, né? Que tal me mandar uma linha dizendo o que gostaria de ver por aqui?

ps2: o 1PXO está também disponível na Amazon. Já finalizou o livro? Que tal fazer uma recomendação lá na Amazon ou uma publicação falando o que mais curtiu no livro e me marcar nas redes? Estou louca pra saber de que forma o 1PXO foi útil pra vc.

ps3: para os puxadores e puxadoras que estão em Brasília, que tal nos encontrarmos nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, às 19h na Casa Thomas Jefferson da 706 sul? Te espero para um happy hour. Puxe uns amigos e amigas também pra começarmos nossos movimentos. :-)

Que você puxe um pouco mais a cada dia.

Até.
Carla